18/07/2018

Nova estação para remoção de microplástico de efluentes de produção

Flotação DAF tipo Flomar® HL

Em maio de 2018, a EnviroChemie recebeu de uma renomada empresa química internacional a tarefa de planejar e construir uma estação de tratamento de água residual para ampla remoção de partículas plásticas dispersas, com capacidade diária de 1000 m³, numa unidade na Alemanha.

A fabricante de insumos para plásticos opera diversas fábricas na Europa, algumas delas com estação de tratamento de água residual próprias. Uma estação de tratamento de água residual deve ser construída para uma unidade na Alemanha até o fim de 2019.

Para isso, será utilizado um novo conceito de procedimento da EnviroChemie, baseado numa flotação de alto desempenho do tipo Flomar® HL. O processo foi desenvolvido pela EnviroChemie, no próprio laboratório de tecnologia de processos da empresa. O grau de remoção de microplástico sólido de até 99 % convenceu o cliente. O material removido é desidratado através de uma prensa de filtro de câmara e encaminhados para reciclagem, de forma que nenhum resíduo gerado.

A estação de tratamento de água residual será amplamente automatizada e é projetada para suportar grandes oscilações na alimentação, por exemplo no que diz respeito ao volume de água ou ao teor de sólidos.

Além disso, a EnviroChemie utilizará um sistema de exaustão de ar extremamente compacto, basado em ionização por UV, para evitar a formação de odores.

Em seguida, a água previamente tratada na nova estação de tratamento de água residual passará por uma limpeza adicional em uma estação de tratamento de água residual biológica já existente na unidade.

O fabricante de plásticos está investindo de forma objetiva no desenvolvimento sustentável da sua unidade. Assim, irá melhorar fortemente seu balanço ambiental em termos de qualidade da água e redução de rejeitos.